segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Histórico da Produção Artística de Antônio de Araújo



A produção artística inicia-se por volta de 1997, tendo como objeto de pesquisa as imagens eróticas elaboradas a partir de composições de inspiração classicista. Para tanto, o desenho segue normas rígidas em sua execução, visando o equilíbrio formal, a parcimônia de elementos visuais e a observância do cânone grego para representação do corpo humano. O figurativismo nessas obras, restritas ao plano bidimensional, possui um caráter bastante intimista, sendo a linha e o uso da cor explorados em suas potencialidades mais sutis. Pode-se afirmar que são trabalhos onde transparece a busca, de forma harmônica, da interação entre o gráfico e o pictórico, o figurativo e as experiências da abstração lírica.

“Os cães, cópula parte” . Materiais diversos sobre papel. 21 cm x 27 cm (cada parte). 1998.

Gradativamente a experiência plástica adquiri um maior vigor conceitual através da incorporação, na feitura das imagens, de materiais portadores de grande carga simbólica: sangue, prata, ouro, vidro etc. Paralelamente, foram utilizados suportes e formas expositivas não convencionais.

“S/t”. 80 x 120cm. Resina sobre vidro. Etapa Belo Horizonte do Circuito Cultural Banco do Brasil. SESIMINAS. Belo Horizonte. 2000.

Os trabalhos, executados no período entre 1999 e 2002, possuem uma estrutura mais despojada, compostos por imagens de elevado apelo erótico, onde são explorados argumentos relativos ao conceito de prazer. A partir dessa etapa, consequentemente, procurou-se um contato mais direto e informal com o público através da exposição em espaços urbanos.

“S/t”. 15 x 21cm. Materiais diversos sobre papel. Ponto G. Belo Horizonte. 1999.

Objetivando uma leitura instantânea da mensagem visual, uma obra representativa é a série “Cartas”, iniciada em 2003, e composta por arranjos gráficos padronizados no formato tradicional do baralho tipo Vegas. Esta série possui um caráter explicitamente ideológico, apropriando-se da escrita e estando em constante revisão e ampliação. Esses trabalhos buscam maior clareza visual, aliada a mensagens sintéticas, dúbias e irônicas. Além do homoerotismo ser o tema principal, estão presentes também outros assuntos de relevância social.
Cartas 1. Impressão sobre papel adesivo. 8 x 6,5 cm. 2003.

Na atualidade, as obras baseiam-se no amplo universo da masculinidade, registrando especificidades do corpo, papel social pós-moderno, exposição pública etc. Nesse contexto, os autorretratos têm a função de serem mote para a exploração das subjetividades do homem contemporâneo. Formalmente, o desenho incorpora ao traço a tridimensionalidade e a materialidade pictórica, em processos que recorrem ao o uso da cor e a exploração dos efeitos de movimento, possibilitando, assim, maior expressividade e dinamismo.