A produção
artística inicia-se por volta de 1997, tendo como objeto de pesquisa as imagens
eróticas elaboradas a partir de composições de inspiração classicista. Para
tanto, o desenho segue normas rígidas em sua execução, visando o equilíbrio
formal, a parcimônia de elementos visuais e a observância do cânone grego para
representação do corpo humano. O figurativismo nessas obras, restritas ao plano
bidimensional, possui um caráter bastante intimista, sendo a linha e o uso da
cor explorados em suas potencialidades mais sutis. Pode-se afirmar que são
trabalhos onde transparece a busca, de forma harmônica, da interação entre o
gráfico e o pictórico, o figurativo e as experiências da abstração lírica.
“Os
cães, cópula parte” . Materiais diversos sobre papel. 21 cm x 27 cm (cada parte). 1998.
Gradativamente
a experiência plástica adquiri um maior vigor conceitual através da
incorporação, na feitura das imagens, de materiais portadores de grande carga simbólica:
sangue, prata, ouro, vidro etc. Paralelamente, foram utilizados suportes e
formas expositivas não convencionais.
“S/t”. 80 x 120cm. Resina sobre vidro. Etapa
Belo Horizonte do Circuito Cultural Banco do Brasil. SESIMINAS. Belo Horizonte.
2000.
Os
trabalhos, executados no período entre 1999 e 2002, possuem uma estrutura mais
despojada, compostos por imagens de elevado apelo erótico, onde são explorados
argumentos relativos ao conceito de prazer. A partir dessa etapa, consequentemente,
procurou-se um contato mais direto e informal com o público através da exposição
em espaços urbanos.
“S/t”.
15 x 21cm. Materiais diversos sobre papel. Ponto G. Belo Horizonte. 1999.
Objetivando
uma leitura instantânea da mensagem visual, uma obra representativa é a série
“Cartas”, iniciada em 2003, e composta por arranjos gráficos padronizados no
formato tradicional do baralho tipo Vegas. Esta série possui um caráter explicitamente
ideológico, apropriando-se da escrita e estando em constante revisão e ampliação.
Esses trabalhos buscam maior clareza visual, aliada a mensagens sintéticas,
dúbias e irônicas. Além do homoerotismo ser o tema principal, estão presentes
também outros assuntos de relevância social.
Cartas 1. Impressão sobre papel adesivo. 8 x 6,5 cm. 2003.
Na atualidade,
as obras baseiam-se no amplo universo da masculinidade, registrando
especificidades do corpo, papel social pós-moderno, exposição pública etc. Nesse
contexto, os autorretratos têm a função de serem mote para a exploração das
subjetividades do homem contemporâneo. Formalmente, o desenho incorpora ao
traço a tridimensionalidade e a materialidade pictórica, em processos que
recorrem ao o uso da cor e a exploração dos efeitos de movimento, possibilitando,
assim, maior expressividade e dinamismo.