Antônio de Araújo. Carta 17. Impressão sobre papel. 8,5 x 6 cm. 2006.
O trabalho inicia-se em 2003,
tendo como preocupação central a síntese de ideias políticas (conceitos
ideológicos) através de imagens gráficas. O projeto original prevê a execução
de 54 partes individuais que formam uma obra dinâmica, que pretende ser a compilação
das questões que inquietam o autor.
Por seu caráter alegórico, o Tarô
de Marselha foi a inspiração inicial para a concepção de imagens sintéticas,
capazes de ilustrar ideias complexas. Nessa pesquisa começa-se então uma ampliação
dos conceitos que permeiam a obra. Gradualmente foi-se abandonando uma visualidade
intimista (muito característica dos trabalhos anteriores) em função de uma
mensagem objetiva e, portanto, de alcance mais democrático.
Formalmente, o trabalho adotou um
formato básico (8,5 x 6cm) baseado nas dimensões do baralho contemporâneo (padrão
internacional). Esse tamanho, como o suporte para sua impressão, pode ser adaptado
conforme uma necessidade de exibição, aumentando as possibilidades expositivas.